Tudo começou de um plano para desenvolver o turismo no Brasil, trata-se do Plano Aquarela, o plano é resultado de pesquisas em 18 mercados com mais de seis mil pessoas. E numa parceria entre EMBRATUR e ADG (Associação de Designers Gráficos), uma concorrência foi realizada para elaboração do símbolo. O designer Kiko Farkas, da Máquina Estúdio, foi o ganhador. O resultado da disputa foi conhecido em janeiro deste ano, depois de uma seleção entre cinco finalistas de 39 escritórios de design inscritos. Além do suporte técnico, a ADG garantiu o envolvimento da sociedade no processo.
Cinco finalistas: Cauduro Martino (SP), GAD Design (RS, RJ, SP), Máquina Estúdio (SP), Oz Design (SP) e VCR Comunicação (MA).
Todos os designers selecionados receberam um briefing completo. No briefing constava que eles deviam seguir a comunicação visual de Burle Marx.
Filosofia da Marca Brasil
• Alegria;
• Sinuosidade/curva (da natureza, do caráter do povo);
• Luminosidade/brilho/exuberância;
• Híbrido / encontro de culturas/raças;
• Moderno/competente
Veja as marcas de outros paises.
Olá Rafael!
ResponderExcluirDesculpe-me mas não posso concordar contigo. Não gosto dessa "Marca Brasil".
Para mim, ela transmite a idéia de um pais sem forma, parece uma ameba.
Quem deseja se parecer com uma ameba?... Quem leva a sério um país sem forma?
A imagem do Brasil já é muito ruim lá fora, não precisávamos de mais esse empurrãozinho...
Sem falar na dificuldade de aplicação desse logotipo. Já pensou no custo que isso representa para o pequeno empresário quando precisa estampá-la em quatro cores em suas embalagens?
O problema, a meu ver, não foi do designer que a desenvolveu mas sim de um briefing mal estruturado por um burocrata qualquer.
Um abraço,
Mônica
Sinceramente, eu não entendo de marcas, design e coisas do gênero. Porém, posso dizer como futuro turismólogo, que a marca brasil, está de total harmônia, tanto das cores, como das formas e em seus meios nos canais de publicação... o Máquina Estudios e toda a equipe do Kiko, junto com a EMBRATUR fizem um grandioso trabalho na criação e na divulgaçao da Marca Brasil para fomentar o Turismo brasileiro.
ResponderExcluirA Mônica não sabe que nas gráficas de hoje não faz mais diferença o número de cores.
ResponderExcluirParece não saber também que uma marca dessas é feita por profissionais com muita experiência, que têm orgulho de ver seu trabalho representando seu País e que jamais querem ser vistos como amebas.
Acho que não imagina, também, que o público a quem se destina é o do exterior e por isso é necessário ressaltar a eles as nossas qualidades expressas na marca.
Uma coisa é o que ela acha que somos.
A outra é como somos reconhecidos de verdade.
Ah, a forma em sí me agrada, bem simples e tal. Mas as cores me intrigam..
ResponderExcluirVer, Amarelo, Azul e o escrito em Branco referente à bandeira nacional.. Mas e o VERMELHO?? Seria o PT??
Abraços,
DaviMM
http://www.davimm.com
O DaviMM mostra realmente que está desinformado. Antes de fazer um comentário desses ou perguntas sem nexo, deveria se informar melhor, lendo sobre esse bela marca. O vermelho é uma homenagem as cidades históricas, festas regionais.
ResponderExcluirC. Bontempo.
muito complexa, de dificil aplicação, baixa pregnância, tente fazer uma redução ou simplesmente separar a tipografia do símbolo
ResponderExcluira melhor é a da espanha.
ResponderExcluira melhor é a da espanha(2)
ResponderExcluircom certeza, filosofa com toda a cultura do pais.
diferente desta, que realmente, parece um pouco abstrata demais...
tá certo que o briefing tinha a ver com burle marx mas... so com ele? qual o sentido disso? porque so burle marx identifica nosso pais? que briefing é esse?
nesse contexto, a marca deu conta do recado... com apenas um deslize, ao meu ver... a fonte. Que fonte é essa? sem expressão, sem força, nao agrega nada... Uma coisa é usar uma fonte mais limpa, moderna, porém, é de se esperar de um grande estúdio que ela ganhe algum diferencial, e nao simplesmente com as letras chapadas em maíuscula (ahñ?) e cantos retos, sem expressao nenhuma.
Este logotipo tem um problema visual sério que é a sobreposição sobre fundo colorido, em que fica indispensável a utilização de uma proteção vazada, retangular ou elíptica, o que torma o logotipo ainda mais poluído.
ResponderExcluirEste símbolo parece ter sido resolvido em poucos minutos, onde a preocupação do autor foi somente a de proporcionar impacto visual (ver gama de cores) é muito triste presenciar o design brasileiro cada vez mais medíocre.