5/28/2006

Marca Brasil

Essa semana eu assisti uma palestra de um representante da Embratur onde ele comentou da magnífica marca BRASIL. Admirado resolvi escrever um comentario maior sobre.
Tudo começou de um plano para desenvolver o turismo no Brasil, trata-se do Plano Aquarela, o plano é resultado de pesquisas em 18 mercados com mais de seis mil pessoas. E numa parceria entre EMBRATUR e ADG (Associação de Designers Gráficos), uma concorrência foi realizada para elaboração do símbolo. O designer Kiko Farkas, da Máquina Estúdio, foi o ganhador. O resultado da disputa foi conhecido em janeiro deste ano, depois de uma seleção entre cinco finalistas de 39 escritórios de design inscritos. Além do suporte técnico, a ADG garantiu o envolvimento da sociedade no processo.
Cinco finalistas: Cauduro Martino (SP), GAD Design (RS, RJ, SP), Máquina Estúdio (SP), Oz Design (SP) e VCR Comunicação (MA).

Todos os designers selecionados receberam um briefing completo. No briefing constava que eles deviam seguir a comunicação visual de Burle Marx.



Filosofia da Marca Brasil
• Alegria;
• Sinuosidade/curva (da natureza, do caráter do povo);
• Luminosidade/brilho/exuberância;
• Híbrido / encontro de culturas/raças;
• Moderno/competente

Veja as marcas de outros paises.

9 Comments:

At 8:44 AM, Blogger Monica Fuchshuber said...

Olá Rafael!

Desculpe-me mas não posso concordar contigo. Não gosto dessa "Marca Brasil".
Para mim, ela transmite a idéia de um pais sem forma, parece uma ameba.
Quem deseja se parecer com uma ameba?... Quem leva a sério um país sem forma?
A imagem do Brasil já é muito ruim lá fora, não precisávamos de mais esse empurrãozinho...

Sem falar na dificuldade de aplicação desse logotipo. Já pensou no custo que isso representa para o pequeno empresário quando precisa estampá-la em quatro cores em suas embalagens?

O problema, a meu ver, não foi do designer que a desenvolveu mas sim de um briefing mal estruturado por um burocrata qualquer.

Um abraço,
Mônica

 
At 1:41 AM, Anonymous Anônimo said...

Sinceramente, eu não entendo de marcas, design e coisas do gênero. Porém, posso dizer como futuro turismólogo, que a marca brasil, está de total harmônia, tanto das cores, como das formas e em seus meios nos canais de publicação... o Máquina Estudios e toda a equipe do Kiko, junto com a EMBRATUR fizem um grandioso trabalho na criação e na divulgaçao da Marca Brasil para fomentar o Turismo brasileiro.

 
At 6:57 PM, Anonymous Anônimo said...

A Mônica não sabe que nas gráficas de hoje não faz mais diferença o número de cores.
Parece não saber também que uma marca dessas é feita por profissionais com muita experiência, que têm orgulho de ver seu trabalho representando seu País e que jamais querem ser vistos como amebas.
Acho que não imagina, também, que o público a quem se destina é o do exterior e por isso é necessário ressaltar a eles as nossas qualidades expressas na marca.
Uma coisa é o que ela acha que somos.
A outra é como somos reconhecidos de verdade.

 
At 9:50 PM, Blogger davimm said...

Ah, a forma em sí me agrada, bem simples e tal. Mas as cores me intrigam..
Ver, Amarelo, Azul e o escrito em Branco referente à bandeira nacional.. Mas e o VERMELHO?? Seria o PT??


Abraços,

DaviMM
http://www.davimm.com

 
At 1:57 PM, Anonymous Anônimo said...

O DaviMM mostra realmente que está desinformado. Antes de fazer um comentário desses ou perguntas sem nexo, deveria se informar melhor, lendo sobre esse bela marca. O vermelho é uma homenagem as cidades históricas, festas regionais.

C. Bontempo.

 
At 2:17 PM, Anonymous Anônimo said...

muito complexa, de dificil aplicação, baixa pregnância, tente fazer uma redução ou simplesmente separar a tipografia do símbolo

 
At 8:28 PM, Anonymous Anônimo said...

a melhor é a da espanha.

 
At 12:19 AM, Anonymous Anônimo said...

a melhor é a da espanha(2)

com certeza, filosofa com toda a cultura do pais.

diferente desta, que realmente, parece um pouco abstrata demais...

tá certo que o briefing tinha a ver com burle marx mas... so com ele? qual o sentido disso? porque so burle marx identifica nosso pais? que briefing é esse?

nesse contexto, a marca deu conta do recado... com apenas um deslize, ao meu ver... a fonte. Que fonte é essa? sem expressão, sem força, nao agrega nada... Uma coisa é usar uma fonte mais limpa, moderna, porém, é de se esperar de um grande estúdio que ela ganhe algum diferencial, e nao simplesmente com as letras chapadas em maíuscula (ahñ?) e cantos retos, sem expressao nenhuma.

 
At 3:40 PM, Blogger Gilson said...

Este logotipo tem um problema visual sério que é a sobreposição sobre fundo colorido, em que fica indispensável a utilização de uma proteção vazada, retangular ou elíptica, o que torma o logotipo ainda mais poluído.
Este símbolo parece ter sido resolvido em poucos minutos, onde a preocupação do autor foi somente a de proporcionar impacto visual (ver gama de cores) é muito triste presenciar o design brasileiro cada vez mais medíocre.

 

Postar um comentário

<< Home