Marca Brasil
Essa semana eu assisti uma palestra de um representante da Embratur onde ele comentou da magnífica marca BRASIL. Admirado resolvi escrever um comentario maior sobre.
Tudo começou de um plano para desenvolver o turismo no Brasil, trata-se do Plano Aquarela, o plano é resultado de pesquisas em 18 mercados com mais de seis mil pessoas. E numa parceria entre EMBRATUR e ADG (Associação de Designers Gráficos), uma concorrência foi realizada para elaboração do símbolo. O designer Kiko Farkas, da Máquina Estúdio, foi o ganhador. O resultado da disputa foi conhecido em janeiro deste ano, depois de uma seleção entre cinco finalistas de 39 escritórios de design inscritos. Além do suporte técnico, a ADG garantiu o envolvimento da sociedade no processo.
Cinco finalistas: Cauduro Martino (SP), GAD Design (RS, RJ, SP), Máquina Estúdio (SP), Oz Design (SP) e VCR Comunicação (MA).
Todos os designers selecionados receberam um briefing completo. No briefing constava que eles deviam seguir a comunicação visual de Burle Marx.
Filosofia da Marca Brasil
• Alegria;
• Sinuosidade/curva (da natureza, do caráter do povo);
• Luminosidade/brilho/exuberância;
• Híbrido / encontro de culturas/raças;
• Moderno/competente
Veja as marcas de outros paises.