5/27/2006

Logo Bradesco

Como prometido, estou colocando o logotipo que veio para renovar a imagem do Bradesco.


A Marca Corporativa da Organização Bradesco incorpora elementos geométricos que dão forma ao tronco e à copa de uma árvore. Símbolo de vida, crescimento, abrigo e suporte, é o melhor modo de traduzir o inabalável relacionamento do Bradesco com os nossos Clientes, criando elos que se renovam com o tempo. Cada elemento gráfico da nova marca tem um significado.



Este traço é uma alusão à projeção celeste sobre o Brasil, a esfera central da bandeira.

Este traço sugere a faixa que corta a Bandeira Brasileira, onde se posiciona o lema "Ordem e Progresso".

A interseção destes dois traços é uma referência à conexão, ao atendimento e relacionamento com os nossos Clientes.

Juntos, estes traços rápidos, distintos e dinâmicos simbolizam inovação e tecnologia de ponta, características que diferenciam os Serviços Bradesco.

Os dois traços na base, um maior outro menor, sugerem o tronco, representando o compromisso de apoio aos Clientes, seja qual for o seu porte. Sugerem ainda uma paisagem urbana e um gráfico de barras ascendentes, refletindo o permanente otimismo do Bradesco sobre o futuro da economia brasileira.

Registrar a marca

A marca deve ser registrada para garantir seu uso no futuro sem nenhum tipo de problema. O INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial é responsável pelo registro aqui no Brasil, quem a registrou gozará do direito de uso EXCLUSIVO. Assim, pode-se evitar que terceiros a utilizem sem a autorização do titular.

Em muitos países, a simples utilização da marca não gerará nenhuma espécie de direito para seu usuário. Por esse motivo, ele deverá registrar a marca para poder reivindicar o direito de exclusividade.
Para o registro de marca, o interessado pagará uma taxa inicial de R$197,00 correspondente ao depósito do pedido. Não havendo obstáculos processuais (exigência, oposição, etc), deverá ser paga ao final do exame a taxa referente à proteção do primeiro decênio no valor de R$329,00, além de R$75,00 pela expedição do certificado de registro. Para microempresa e pessoa física, os valores para depósito e primeiro decênio da marca são reduzidos em 50%.
Fonte: INPI

É um processo meio cansativo, chato, por isso existe empresas especializada em registro de marcas. Imagine que a marca da sua empresa ou do seu cliente quer expandir para os paises do mercosul e você precisa registrar sua marca no Paraguai, Argentina, Uruguai, etc. Assim ia perder muito tempo correndo atrás das papeladas para registrar a marca em todos esses paises. Se aqui já é meio complicado, imagine em outra língua.
Se você mesmo fizer isso para sua empresa pode economizar um pouco. E se estiver fazendo um trabalho de construção de marca para alguém pode oferecer um serviço a mais.
Bem, ai vai depender de você, para decidir se deseja contratar uma empresa ou fazer por conta própria. Ou até mesmo não registrar se a empresa for muito pequena.

5/25/2006

Banco de logos

Aqui vai um link bacana para quem precisa encontrar um logotipo e não acha. É o maior banco de logos que ja encontrei. Aqui encontrei marcas de minha cidade que não são famosas, fiquei abismado. Claro que vc nao vai achar tudo, mas tem muita coisas. A maioria dos arquivos sao em EPS. Vale a pena dar uma checada!

5/21/2006

Advogados 1

Eu disse no post anterior que as pessoas devem ter feeling, então veja esse logo que criei para um escritório de advocacia onde me esforcei (não sei se fui bem sucedido) para transmitir o que o que fazia dessa empresa “ser o que é”. Então depois de feito o briefing eu senti que os advogados eram ágeis, modernos e tinha muito conhecimento sobre sua profissão.
Depois de ter captado essas informações, sentei no computador e comecei a trabalhar.
Ai o resultado. Reparem na tentativa de passar os conceitos citados acima. O tipo tem seu corpo fino, leve e espaçamento alongado, o que expressa modernidade. O logo tem seus componentes centralizados para representar equilíbio (um conceito muito usado na advocacia). O símbolo tem uma imagem no formato de um livro aberto, o que remete a conhecimento A o retângulo laranjado significa agilidade (pela cor), ele envolve o livro e mistura agilidade e conhecimento.